EDDIE VAN HALEN, um dos maiores guitarristas da história do rock, morre aos 65 anos!

O lendário guitarrista EDDIE VAN HALEN, fundador do VAN HALEN, faleceu nesta terça-feira (6 de outubro) aos 65 anos. Eddie vinha lutando há anos contra o câncer.

O anúncio foi feito pelas redes sociais de seu filho, WOLFGABG VAN HALEN, baixista da banda.

“Eu não posso acreditar que estou tendo que escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir. Cada momento que compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. Meu coração está partido e acho que nunca vou me recuperar totalmente dessa perda. Eu te amo muito, pai.

EDDIE foi fumante por décadas e já chegou a enfrentar um câncer na língua, diagnosticado em 2000. Em determinada parte do tratamento na época, ele teve um terço de sua língua removida. Em 2002, foi anunciado que ele estava completamente curado.

E de lá pra cá o tumor estava sendo mantido de forma controlada graças ao tratamento que ele esta se submetendo. Tratamento este que  em seu curso teve alguns efeitos colaterais e colocou EDDIE VAN HALEN algumas vezes no hospital.  

No entanto, a este tratamento prolongado e desgaste causado por ele que muitos acreditam ser a razão pela qual o VAN HALEN estaria inativa há algum tempo – o último show da banda foi em 2015.

Tanto que numa entrevista ao Las Vegas Review-Journal, ao comentar sua temporada de shows solo, o vocalista DAVI LEE ROTH, confirmou, ainda que de forma discreta, os problemas de saúde de EDDIE.

“Ed não está bem e cantar e dançar é uma habilidade perecível. Se você tem essa capacidade, é algo que precisa ser usado de forma rotineira, se não para a emoção envolvida e a mágica de poder criar com outros espíritos incandescentes“, disse.

Entretanto, nas últimas 72 horas antes de seu falecimento EDDIE VAN HALEN sofreu uma piora em sua saúde. Infelizmente, os médicos teriam descoberto que o tumor se espalhou para o cérebro e outros órgãos.

EDWARD LODEWIJK VAN HALEN ou simplesmente EDDIE VAN HALEN, nasceu em 26 de janeiro de 1955 e  faleceu aos 65 anos idade ao lado de sua esposa, JANIE, de seu filho WOLFGANG e de seu irmão ALEX VAN HANEN, com quem fundou em 1972 uma das maiores bandas que passou por este planeta.

EDDIE e ALEX VAN HALEN

Como guitarrista ele revolucionou o mundo com sua forma de tocar  ao popularizar a técnica tapping utilizada em solos de guitarra que permitia que arpejos rápidos fossem tocados com as duas mãos no braço da guitarra. Em 2012, EDDIE VAN HALEN foi eleito o número um em uma pesquisa do leitor da revista Guitar World para “Os 100 maiores guitarristas de todos os tempos”.

A banda ganhou o prêmio  um Grammy em 1992, vendeu mais de mais de 80 milhões de álbuns em todo o mundo, registrou 13 sucessos na posição número um na história da parada Mainstream Rock da Billboard. No ano de 2007, VAN HALEN foi incluído no ROCK AND ROLL HALL OF FAME.

Individualmente, EDDIE sempre foi aclamado e  reverenciado por seu trabalho de guitarra por famosos e anônimoS como este que vos fala!

Descanse em paz EDDIE VAN HALEN, infelizmente você se foi mas sua obra e contribuição para música permanecerão para sempre em nossos corações.

1 Comentário

Deixe o seu comentário!

Sobre Nós

  • Nossa História

    A RockFm Brasil, a rádio que tem Rock, até no nome, é a maior webrádio do País no segmento.
    Com uma linguagem inovadora, com uma programação que passeia do Independente ao clássico, da vanguarda ao metal extremo, com espaço até aos hatter’s, sempre com a responsabilidade de trazer um rock de verdade.
    A RockFm Brasil, é feita por roqueiros, com alma camisa preta, que entendem que jamais o rock morrerá, que temos espaço para todas as vertentes, que viaja entre o passado, presente e sempre de olho no que está por vir, uma programação renovada, atualizada .
    A RockFm Brasil, é #simplesmenterock
    “…é só uma rádio na web eles disseram…”

  • Redes Sociais

    O que role a página da Rock FM