ROCK FM News: Cris Rizo celebra cinco anos do programa Garagen’Roll

Garagen’Roll é um programa de rádio, idealizado por Cris Rizo, que deu início às atividades, em 2014, entrando no mundo do Rock brasileiro independente, divulgando lançamentos, álbuns, tudo que acontece no underground.

Eu aproveitei este momento de celebração para bater um papo rápido com a Cris Rizo e saber um pouco mais dos bastidores deste programa e como esta sendo esta jornada.

Eu gostaria de saber como foi a idealização deste projeto, do Garagen’Roll?

O programa surgiu da seguinte maneira. Eu era produtora de banda, só que eu ia nos lugares e sentia falta de ouvir algo novo. Percebia que ninguém divulgava, mas eu sabia que existiam as bandas no underground, fazendo músicas incriveis por ai. Então fui ver uma maneira de colocar isto em prática. Dai, o Áureo Dourado, que era Diretor Geral da extinta Rádio RioWebRock, me convidou para fazer um programa a principio só de Rock nacional. Então eu propus a ele, fazer um programa de Rock brasileiro, focando nas bandas novas, com underground e tudo mais. A proposta inicial foi montar a banda no estudio, ao vivo, e eu ia interagindo com eles durante o programa.

Reprodução: Cris Rizo

O programa estreou na RioWebRock, após meses de idealização, de testes, com uma banda de Belo Horizonte chamada Senhor Kalota.  A partir dai, deu inicio a tudo isso. E para minha surpresa, tivemos uma audiência bem legal. E, devido a esta grande audiência eu viajei para São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e também para o interior do Rio de Janeiro fazendo o programa nestes moldes.

Mas, passado um tempo, o programa por motivos burocráticos saiu da Rádio RioWebRock, mas continuou na web, divulgando, tocando o som desta galera nova. E no ano passado, há exatamente um ano atrás, eu recebi o convite através de um locutor da Rádio Pop Rio  para  voltar com o Garagen’Roll. E, logo de cara a Rádio RockFM também me convidou, são parceiros.

Estamos ai há cinco anos, mais de 400 bandas já passaram pelo programa, várias entrevistas, participações em eventos. Eu hoje, além de apresentar o programa, sou Diretora Geral RockFm Brasil, que é a maior Webradio do país, e está disponível em várias plataformas.

O rádio foi o primeiro canal de comunicação, e através dele surgiram outros veículos, formatos. Como é trabalhar como radialista atualmente, e mais, quais os maiores desafios para se manter relevante na web, com um programa segmentado e bastante respeitado como o seu?

Eu não sou radialista, sou locutora e incentivadora do rock brasileiro. E minha maior inspiração no rádio é a Monikinha Venerabile da Fluminense FM. Tem muito dela no meu trabalho, eu a escuto desde criança e tenho a honra de conviver com ela hoje em dia, de poder trocar.

“O maior desafio é justamente fazer as pessoas entenderem que tem o novo. Fazer as pessoas enxergarem, aceitarem, escutarem um som novo. Entender que o Rock não acabou”.

Que têm bandas nascendo no underground importantíssimas, e que estão despontando por ai. Três delas inclusive, vão tocar nesta edição do Rock In Rio. São elas: Canto CegoSetor Bronx e Armored Dawn. 

Neste mês de julho, nós comemoramos no dia 13 o Dia do Rock. Qual a importância de termos um canal como o Garagen’Roll para brindar não só as bandas do gênero, mas também, o grande público que respira rock’ n’ roll?

Então, eu falar do programa é sempre bem complicado, pois o programa faz parte de mim 24h por dia. É a minha vida. Quanto a importância do programa, eu entendo que é uma troca.

“Uma troca constante, eu vou conhecendo pessoas, aprendendo coisas novas, vendo as misturas que o rock brasileiro vem fazendo, recebendo material, divulgando, e assim, nós fortalecemos este gênero e celebramos sempre a renovação do Rock”.

Eu fico muito honrada, quando você cita que o Garagen’Roll  é um programa respeitado. Esta é a ideia, nosso objetivo. Trocar e gerar valor para todos os amantes do Rock. Por isso bato sempre na tecla de as bandas se profissionalizarem, por que só tem este caminho a meu ver. Não tem ninguém para “tomar conta” da banda como acontecia na década de 70, 80. Então, a banda tem que se tornar uma empresa, focar, se profissionalizar, pois o mercado está muito ágil nos lançamentos de singles nos dias de hoje. É preciso estar preparado para quando surir a oportunidade de mostrar seu trabalho.

Hoje, comemorando cinco anos do proggrama, como você vê esta trajetória? E o que podemos esperar para os próximos cinco, dez anosdo programa Garagen’Roll?

A trajetória não foi fácil, foi muito complicada. Mas vejo que hoje, o projeto está bem maduro. Talvez uma falha minha seja ainda não termos um canal no Youtube. Mas estamos pensando já em como fazer isso de uma forma bacana.

Hoje o Garagen’Roll tem uma coletânea que você pode escutar no Soundcloud, temos também um documentário após completarmos um ano, que se chama Garagen’Roll – Um ano, o filme. E para celebrar fiz uma playlist no Spotify onde você vai encontrar muita banda boa. A playlist está incrível, vale super seguir lá e ficar por dentro de tudo que está surgindo neste universo musical.

Daqui ha cinco, dez anos, vai saber quais mídias estarão ativas né?! Mas espero continuar divulgando o Garagen’Roll seja lá de que forma for, e enaltecendo o Rock brasileiro.

Hoje, o programa é transmitido toda terça feira ao vivo, às 21 h na Rádio PopRio 98.7 FM, com Live no Facebook, e toda quinta feira, às 19h na RockFM Brasilwww.rockfmbrasil.com a maior web rádio do país.

Para comemorar o aniversário de 5 anos do programa, Cris Rizo, idealizadora e apresentadora, convocou 3 bandas que fizeram a diferença no último ano, a Mau Presságio Punk Rock, Supersonido e klinsh.

A festa será no dia 27/07/2019 às 21 horas, na Smoke Lounge, na Rua Ibituruna 8 – Tijuca. Com entrada simbólica de R$ 15. Não perca!

Espero que tenham curtido saber um pouco mais dos bastidores do programa  Garagen’Roll e da trajetória que a Cris Rizo trilhou para brindar a gente com este espaço que está sempre celebrando o Rock nacional e você que faz este som ecoar Brasil afora.

Grande abraço,

Cristiano De Jesus

Fonte: https://feitosdemusica.wordpress.com/

Sobre Nós

  • Nossa História

    A RockFm Brasil, a rádio que tem Rock, até no nome, é a maior webrádio do País no segmento.
    Com uma linguagem inovadora, com uma programação que passeia do Independente ao clássico, da vanguarda ao metal extremo, com espaço até aos hatter’s, sempre com a responsabilidade de trazer um rock de verdade.
    A RockFm Brasil, é feita por roqueiros, com alma camisa preta, que entendem que jamais o rock morrerá, que temos espaço para todas as vertentes, que viaja entre o passado, presente e sempre de olho no que está por vir, uma programação renovada, atualizada .
    A RockFm Brasil, é #simplesmenterock
    “…é só uma rádio na web eles disseram…”

  • Redes Sociais

    O que rola na Page da Rock FM Brasil